Buscar
  • Patricia Ansarah

Dê um descanso para o seu cérebro

Atualizado: 3 de Jan de 2019


Você é daqueles que acredita que tirar férias é para poucos? Emendar um feriado, trabalhar menos que 14 hs por dia, desligar o celular num final de semana não passa de privilégio?

Saiba que, além de prejudicar a sua saúde, você pode estar dando um exemplo errado para as pessoas a seu redor, criando hábitos disfuncionais.


Este conceito de produtividade já está ultra passado. Trabalhar muitas horas não é mais proporcionalmente igual ao seu nível de produtividade, muito menos está relacionado à qualidade de sua entrega. Nesta era da urgência, do mundo conectado, do fazer mais com menos, faz-se ainda mais necessário o descanso, a pausa.


O cérebro precisa descansar. Sim, porque sem o descanso, a quantidade ideal de oxigênio dos neurônios cai, desacelerando o metabolismo e, impactando, consequentemente, a sua produtividade.


O que faz você produzir mais não são as horas dedicadas ao trabalho, mas sim:

1) a sua organização: como planeja suas tarefas diárias? O que você prioriza e como se organiza para realizar? Procrastina? Diz não?

2) a clareza das metas: sabe o que tem que fazer? É possível renegociar prazos ou responsabilidades? Você precisa de outros recursos? Está engajado?

3) o seu foco: como é a sua capacidade de concentração? Como utiliza o tempo que tem? Retoma o foco em reuniões improdutivas? Se distrai com conversas paralelas?

4) a sua experiência: você tem a experiência e conhecimento necessários para alavancar ou pensar em alternativas em casos de imprevistos? Precisa engajar outras pessoas?

5) o seu descanso: como aproveita seu tempo livre? O que você gosta de fazer? O que tem feito?


Pense nisso. Situações adversas não deixarão de existir. Mas se você estiver preparado, poderá trabalhará menos e produzir mais, com qualidade de resultado e de vida.


O processo de Coaching provoca o indivíduo a pensar em alternativas e soluções para que tenha uma vida mais produtiva no trabalho ou pessoalmente. A partir de um mergulho no auto-conhecimento, o indivíduo reconhece suas crenças limitantes e busca novos hábitos para uma vida mais funcional.


#coaching #vidaprodutiva #organizacao #produtividade

72 visualizações